Parlamentares realizaram a 3ª sessão ordinária do mês de outubro

22/10/2019 / Por: Administração da Câmara

Parlamentares realizaram a 3ª Sessão Ordinária do mês de outubro!

Os Vereadores de Ibarama estiveram reunidos no final da tarde desta segunda-feira, 21 de outubro, para a terceira Sessão Ordinária do mês, na sala de Sessões Norlei Luiz

Mariani.

Na ordem do dia estavam em pauta 1 (uma) Indicação (Solicitada pelas Bancadas do MDB e PTB) e 2 (dois) Projetos de Leis, sendo um do Poder Executivo e outro do Poder Legislativo:

-INDICAÇÃO N° 003/2019- "Que seja estudado a possibilidade de custear as despesas com o instrutor de dança para o grupo de danças do CTG.

A cultura, pelas suas diversas manifestações, é a alma de um povo e de uma sociedade.

Assim, com o intuito de promover a expansão cultural e propiciar um aumento na qualidade de vida dos munícipes de Ibarama, o Poder Legislativo busca apoiar as entidades organizadas legal e socialmente, contribuindo para o incremento e manutenção de suas atividades culturais e sociais.

Através das aulas de danças pretende-se desenvolver atividades pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento da aprendizagem, colaborando assim

para a formação do caráter e da personalidade de cada munícipe.

Dessa forma, entendemos que as crianças e os adolescentes devem ter a oportunidade de participar de atividades interdisciplinares em que cada um possa desenvolver suas habilidades e preferencias. Isto possibilita que a criança seja sujeito de sua aprendizagem e tenha a satisfação de mostrar suas habilidades e competências ao grupo e a comunidade em geral, através da formação da invernada de danças tradicionais.

Logo, a criação e a manutenção de uma entidade local ligada à dança, visa resgatar e apoiar a cultura tradicionalista gaúcha, que trabalha, organiza e se dedica para mostrar valores históricos e culturais do Rio Grande do Sul e principalmente do nosso município.

Necessário frisar, que a Câmara de Vereadores se preocupa com o desenvolvimento cultural e social do município, tanto que restou surpresa quando do termino do grupo de danças Italianas, de responsabilidade do Poder Executivo, pois esses vereadores são contra o encerramento dessas atividades, e a comunidade em geral não pode ser prejudicada pelos atos de irresponsabilidade da Administração municipal, que sempre

desenvolveu ações ligadas ao tradicionalismo Italiano, como por exemplo, o Ricordare L´Italia.

Portanto, o Poder Legislativo incentiva essas ações, razão pela qual indica ao Prefeito Municipal que estude a possibilidade de contribuir mensalmente, mediante sua disponibilidade financeira, com recursos destinados ao custeio de despesas com instrutor de danças e coreografias para o grupo de dança do CTG", aprovada por unanimidade pelos vereadores;

-Projeto de Lei N° 2.303/19, de 10 de outubro de 2019, "ALTERA ARTIGOS E O ANEXO ÚNICO NA LEI MUNICIPAL N° 1.543/10, DE 03-02-2010, QUE DISPÕE SOBRE O PLANO DO MUNICÍPIO DE IBARAMA, PARA CRIAR O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL", foi aprovado por unanimidade pelos vereadores;

-Projeto de Lei do Legislativo N° 04/2019, de 17 de outubro de 2019, "DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO DE IBARAMA,RS", foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Por fim, no espaço destinado aos vereadores, a vereadora Lovani fez uso da palavra, ela cumprimentou à todos, falou sobre as contratações dos RPAs que a justiça sugeriu a demissão e o Prefeito acatou, que muitas contratações já foram repassadas para CCs, mas o que a deixa triste é saber que ainda tem contratação ilegal.

Ela se questiona, “será que estão fazendo isso para envergonhar os funcionários, para esperar a ordem da justiça e de repente ter que demitir e possivelmente colocar a culpa nos vereadores da oposição, como fizeram das outras vezes?”. Afirmou ela que isso tá sendo vergonhoso para a Administração Municipal, para nossa comunidade também. Principalmente a nível regional. Ela ainda afirmou que há muitos meios de fazer o certo e de acordo com a Lei. Dai questiona o Executivo, “porque usar de artimanhas para obterem benefícios e depois culpar os vereadores por estar fazendo suas funções de fiscalizar?”.

Questionou também os vereadores da situação (PP), se eles acham certo todas essas contratações da forma que foi feito e se concordam com as atitudes do Prefeito.

Ressaltou ela que a Bancada do MDB e PTB, fizeram um pedido ao prefeito para que contribua com os projetos e grupos do município.

A vereadora disse que sempre será a favor de incentivos a cultura e educação de nossas crianças... Ela ainda relembrou que o Grupo de dança italianas não havia necessidade de terminar, apenas de fazer contratação de profissional legalmente. Mas preferiram terminar e colocar novamente a culpa nos vereadores da oposição (MDB). Ela mais uma vez frisou para que fique bem claro... o término do Grupo de Danças foi de responsabilidade da Administração e ela não concorda com atitudes injustas e desonestas que aconteceram e vem acontecendo no município.

Próxima Sessão Ordinária ficou marcada para dia 28 de outubro as 18h, na Sala de Sessões Norlei Luiz Mariani.