Notícias

Parlamentares realizaram a 3ª sessão ordinária do mês de outubro

22/10/2019 / Por: Administração da Câmara

Parlamentares realizaram a 3ª Sessão Ordinária do mês de outubro!

 

Os Vereadores de Ibarama estiveram reunidos no final da tarde desta segunda-feira, 21 de outubro, para a terceira Sessão Ordinária do mês, na sala de Sessões Norlei Luiz

Mariani.

Na ordem do dia estavam em pauta 1 (uma) Indicação (Solicitada pelas Bancadas do MDB e PTB) e 2 (dois) Projetos de Leis, sendo um do Poder Executivo e outro do Poder Legislativo:

 

-INDICAÇÃO N° 003/2019- "Que seja estudado a possibilidade de custear as despesas com o instrutor de dança para o grupo de danças do CTG.

A cultura, pelas suas diversas manifestações, é a alma de um povo e de uma sociedade.

Assim, com o intuito de promover a expansão cultural e propiciar um aumento na qualidade de vida dos munícipes de Ibarama, o Poder Legislativo busca apoiar as entidades organizadas legal e socialmente, contribuindo para o incremento e manutenção de suas atividades culturais e sociais.

Através das aulas de danças pretende-se desenvolver atividades pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento da aprendizagem, colaborando assim

para a formação do caráter e da personalidade de cada munícipe.

Dessa forma, entendemos que as crianças e os adolescentes devem ter a oportunidade de participar de atividades interdisciplinares em que cada um possa desenvolver suas habilidades e preferencias. Isto possibilita que a criança seja sujeito de sua aprendizagem e tenha a satisfação de mostrar suas habilidades e competências ao grupo e a comunidade em geral, através da formação da invernada de danças tradicionais.

Logo, a criação e a manutenção de uma entidade local ligada à dança, visa resgatar e apoiar a cultura tradicionalista gaúcha, que trabalha, organiza e se dedica para mostrar valores históricos e culturais do Rio Grande do Sul e principalmente do nosso município.

Necessário frisar, que a Câmara de Vereadores se preocupa com o desenvolvimento cultural e social do município, tanto que restou surpresa quando do termino do grupo de danças Italianas, de responsabilidade do Poder Executivo, pois esses vereadores são contra o encerramento dessas atividades, e a comunidade em geral não pode ser prejudicada pelos atos de irresponsabilidade da Administração municipal, que sempre

desenvolveu ações ligadas ao tradicionalismo Italiano, como por exemplo, o Ricordare L´Italia.

Portanto, o Poder Legislativo incentiva essas ações, razão pela qual indica ao Prefeito Municipal que estude a possibilidade de contribuir mensalmente, mediante sua disponibilidade financeira, com recursos destinados ao custeio de despesas com instrutor de danças e coreografias para o grupo de dança do CTG", aprovada por unanimidade pelos vereadores;

 

-Projeto de Lei N° 2.303/19, de 10 de outubro de 2019, "ALTERA ARTIGOS E O ANEXO ÚNICO NA LEI MUNICIPAL N° 1.543/10, DE 03-02-2010, QUE DISPÕE SOBRE O PLANO DO MUNICÍPIO DE IBARAMA, PARA CRIAR O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL", foi aprovado por unanimidade pelos vereadores;

 

-Projeto de Lei do Legislativo N° 04/2019, de 17 de outubro de 2019, "DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO DE IBARAMA,RS", foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

 

Por fim, no espaço destinado aos vereadores, a vereadora Lovani fez uso da palavra, ela cumprimentou à todos, falou sobre as contratações dos RPAs que a justiça sugeriu a demissão e o Prefeito acatou, que muitas contratações já foram repassadas para CCs, mas o que a deixa triste é saber que ainda tem contratação ilegal.

Ela se questiona, “será que estão fazendo isso para envergonhar os funcionários, para esperar a ordem da justiça e de repente ter que demitir e possivelmente colocar a culpa nos vereadores da oposição, como fizeram das outras vezes?”. Afirmou ela que isso tá sendo vergonhoso para a Administração Municipal, para nossa comunidade também. Principalmente a nível regional. Ela ainda afirmou que há muitos meios de fazer o certo e de acordo com a Lei. Dai questiona o Executivo, “porque usar de artimanhas para obterem benefícios e depois culpar os vereadores por estar fazendo suas funções de fiscalizar?”.

Questionou também os vereadores da situação (PP), se eles acham certo todas essas contratações da forma que foi feito e se concordam com as atitudes do Prefeito.

Ressaltou ela que a Bancada do MDB e PTB, fizeram um pedido ao prefeito para que contribua com os projetos e grupos do município.

A vereadora disse que sempre será a favor de incentivos a cultura e educação de nossas crianças... Ela ainda relembrou que o Grupo de dança italianas não havia necessidade de terminar, apenas de fazer contratação de profissional legalmente. Mas preferiram terminar e colocar novamente a culpa nos vereadores da oposição (MDB). Ela mais uma vez frisou para que fique bem claro... o término do Grupo de Danças foi de responsabilidade da Administração e ela não concorda com atitudes injustas e desonestas que aconteceram e vem acontecendo no município.

 

Próxima Sessão Ordinária ficou marcada para dia 28 de outubro as 18h, na Sala de Sessões Norlei Luiz Mariani.


Mais Notícias

873ª SESSÃO ORDINÁRIA

873ª SESSÃO ORDINÁRIA

Os Vereadores de Ibarama estiveram reunidos ontem, 01. Na ocasião foram protocolados, pela Bancada MDB, 2 pedidos de Providências e votado o Projeto de Lei N 2.321.

Por: | 02/06/2020 Ler Mais